Eis abaixo

O tempo perdido. A frivolidade do discurso. O retrato da "servidão voluntária" continuada.

Enquanto mensaleiros, sanguessugas se escondem e outros discutem quanto resta repartir do "butim"

Enquanto mensaleiros, sanguessugas se escondem e outros discutem quanto resta repartir do "butim"
Velho lutador sindicalista ainda teima, alternativo. Protesta. Abre o verbo. E acha que o Brasil tem jeito.

quinta-feira, março 23, 2006

Xô, Governo Pigmeu!



Bastião já cansou dessa coisa de "novo rico" deslumbrado e conversa fiada!

Bastião Bento já cansou de ouvir a Senadora Ideli Salvati fazer de tudo para esconder ou dificultar esclarecimento da verdade sobre o jeito trapalhão desse governo que tudo quer esconder - bem escondidinho... Bastião Bento pode ser burro. Isso, até parece, até pode mesmo ser verdade. Pois pois basta ver quanto ainda acreditou na conversa fiada dos "zomis"!

Mas Bastião Bento sabe quando menino conta lorota. Apesar de tanto já ter-se enganado com mulher. Mas isso já é outra história e não interessa. Em assunto de vida privada Bastião não mexe com a de ninguém. Mas Bastião nunca admitiu desordem no terreiro e, sempre "ponhou" cerca onde precisava. E a boiada sempre ficou bem cuidada no pasto. E também sendo boiadeiro, já cansou de ouvir história para boi dormir. Mas isso já é outro causo.

E olhe, Bastião Bento já cansou de ver porteira aberta nesse mundo com bandeira despregada e poste derrubado, onde passava tropa e passava tudo. Para depois, tranquilo, deixar a boiada solta, moeda a pastar e crescer, e tava acostumado a contar cada "res", como se fosse moeda, valor contábil. Moedas em dinheiro vivo. Aliás, Bastião Bento até já soletrou nas contas do gado: quanto já foi moeda em si. E entendia dessa prática do Banco Central onde circulava como moeda ambulante, compreendida pelo trabalho. E para Bastião Bento, os bancários sempre seriam valentes boiadeiros que transportavam tropas para lá e para cá. Até aí, Bastião Bento entendia os fenômenos que o Sr. Henrique Meireles deixa para as atas do COPOM. Mas depois das coisas "escrevinhadas" do jeito que os "zomis" falavam pra modi esconder boisada dos juros, aí é que Bastião Bento já começa a não entender mais nada - "pra modi" tanto esconde esconde. Mas isso já é outro assunto, fica para depois.


* * * * *

Por outro lado, sem ser moralista, Bastião Bento sabe que os verdadeiros "peões de boiadeiro", além de não maltratarem animais em festas inúteis para depois a mais alimentar grosseria de novo rico a alienação a custa de valor e sofrer da própria vida, como se isso fosse divertido enquanto ouve axó, forró e pagode nos auto falantes das Brasílias de porta malas aberto. Enquanto deixa os "zomis" governar e roubar a vontade. Pois é tudo igual.
Bastião era sincero. E do mesmo jeito que não gostava de presidente com faixa de 38 mil reais só pra andar pro aí, também não era bem visto por uns prefeitinhos do interior chegados às práticas dos "forrós" nas contabilidades que nunca mostravam pra que lado que foi a boiada. Assim, abominava essas "festas do Peão" cheias de disfarces para enganar trouxas, só para imitar "cow boy" moderno americano. Sobre isso, Bastião Bento mais do que ninguém tinha prática e conhecimento sobre as falsidades dessa gente: pois os verdadeiros peões de boiadeiro andavam a levar tropas, boiadas pelo sertão, Brasil afora. E bem cuidavam os animais, pois achava que o importante era a vida de viver e não outra coisa.
Claro que Bastião Bento só tinha amigos, porque os inimigos estavam todos mortos. Mas todo mundo sabia porque. Tudo documentado deixado no cartório pro povo saber. Lugar onde os "zomis" jamais chegaram perto. Morriam de medo de ver o que lá estava escrito.
Para sobreviver, fugiam e calavam a boca.
E na contabilidade das boiadas sem "rodeios", entregavam justinho a cada dono as que tinham saido, acrescida às que haviam chegado no caminho, pois Bastião Bento compreendia bem a contabilidade progressiva dessa moeda que dava até pra pagar dívida externa com a força da própria natureza. Mas o verdadeiro peão de boiadeiro acrescia o relatório das que faltaram, por ficar no caminho como custos da economia deslocada.
Claro, seus documentos de entrega tinham fé pública, ninguém duvidava.
E como marca de boiadeiro eram reconhecidos em cada porteira.
* * * * *

Aí, a Senadora Idelí Salvati vem querer que Bastião Bento tenha de esperar 15 dias, para ter uma explicação dos "zomis" só pra saber pra modi que "mexero" na conta do caseiro. E a Dona Ideli ainda nem sequer contou o que fizero dos dinheiro dos Bastião Bento - outros que "levaro" por aí nos embornais do Dr. Valério, do "tarl" de Delúblio pra modi pagar uns deputados safados e umas gurias pra rapaziada que só entende de ratazana escondida em buraco, mas nunca viu um boi em pé capaz de andar sozinho e sem caber no tamanho da conta escondida.
E a Dona Ideli acha que "feiz" bem o Senador Tião Viana ir lá no "tarl" de STF pra modi ver se consegue manter escondido o rabo preso dessa gente, né cumpadi?
É mais fácil deixar pra lá... levar lá pra fora o coitado do rapaiz que queria contar as "coisa" na CPI. Bastião Bento até agora não conseguiu entender porque tanto medo de um "simples caseiro". Jeito como era tratado o "companheiro" Nildo pelo torneiro mecânico que agora não sabe mais tocar a "boiada" por aí e voltou a ficar escondido na toca.

Mas Bastião quer saber. E quer "explicassã" pra modi entender.
Pra "modi" que mesmo a Senadora Ideli ainda quer esconder quanta coisa feia já fez esse governo ? Onde o agora torneiro mecânico despreza a palavra de um "simples caseiro"?
Então explica, senadora: Porque os "zomis" depois de andar feito cinderela em carruagens junto com Rainhas, como se alí estivessem a "defender" trabalhadores, não tem também "papeizinhos" pra mostrar quando há alguma dúvida a esclarecer sobre algumas boiadas?
Feito o companheiro Nildo já mostrou sua vaquinha de presépio - agora pra vergonha de todo mundo qu8an não pode ou não quer fazer a mesma coisa? E fica chamando a Senadora Idelí pra ver se "quebra o galho" - nem que seja no "grito"?

O problema é esse Senadora. Dá pra explicar pro Bastião Bento sem tanta gritaria ?
Bastião é brasileiro e tá envergonhado. É Boiadeiro, entrega o gado na porteira. Transporta a economia. E não precisa de patrão sem empregado pra olhar na conta quanto foi que cada um ganho.
* * * * *

Bastião Bento, acha engraçado esse negócio de sigilo bancário. Só não entende porque a Senadora Ideli Salvati faz tanto mistério pra modi não deixar saber nada do dinheiro dos "zomis" a vazr dinheiro pelas cuecas - a achar que tudo isso é "normal" e jurídico. Depois da Lei do Cão pelo que não quer mostrar sua "conta", só não entende porque o governo tem de futricar na conta do outro onde tem algumas "merrecas". Bastião Bento acha muito feio isso de bisbilhotar para saber, escondido da vida alheia. Como se fosse preciso disso pra governar! Xô, pigmeu!!! E Bastião Bento começou a pensar se vale a pena gastar mais outros 20 reiais pra modi mandar fazer outra faixa pre ponhar na rua, na fachada da casa: "Xô, governo pigmeu"

Aí Bastião Bento anotou a frase do Sen. Arthur Virgílio: "Não é Ministro da Fazenda de meu País, minha Pátria, quem precisa do silencio de humilde caseiro para se manter no cargo". Bastião Bento tambem acha que é isso mesmo. Mas... Aí vem a Senadora Ideli querer que é mais 15 dias para saber quem mandou mexer nas contas do humilde caseiro? Uai... O que é que esse povo do Ministro tava bisbilhotando lá?
A Senadora pode explicar? Nas eleições de 2004, Bastião gastou 20 reais - porque mandou fazer uma faixa e "ponhou" na casa onde morava lá no bairro pra todo mundo ver. Dizia: "Para um Brasil Melhor: Lula presidente". E hoje quer ver o "homi" pelas costas. Não acredita mais.
Bastião Bento errou agora, ou errou antes?
Bastião Bento não consegue entender, Dona Ideli!

Sem comentários: