Eis abaixo

O tempo perdido. A frivolidade do discurso. O retrato da "servidão voluntária" continuada.

Enquanto mensaleiros, sanguessugas se escondem e outros discutem quanto resta repartir do "butim"

Enquanto mensaleiros, sanguessugas se escondem e outros discutem quanto resta repartir do "butim"
Velho lutador sindicalista ainda teima, alternativo. Protesta. Abre o verbo. E acha que o Brasil tem jeito.

sábado, setembro 23, 2006

Hora de produzir incisões


Para produzir destino

Diante do quadro presente e, em ressalva pela intenção declarada, cumpre repensar teorias e valores no Brasil.

De minha parte, desde esse Blog, declaro estar solidário ao trabalho saneador da vida pública presentemente exercido pelo Dep. Fernando Gabeira na Câmara dos Deputados ao obstar continuidade à corrupção instalada; também, pela reforma consequente de costumes em política brasileira - desde a verificação da ética correspondente à técnica aplicada no trato do interesse público. Pois nessa transformação cumpre ressalvar o cunho socialista introduzido - elevado - a se exprimir em ética e moral pública aplicada. E limpamente espelhar na história o gesto, palavra e documento preciso.
Seja portanto essa a contribuição ao futuro construído no campo do debate aberto - onde vale a potência da verdade. A potência da razão suficiente, capaz de formar consenso sobre teorias e valores - firmados, revisados, transformadores.


Porém, jamais - como agora: governado na Terra sob valores próprios do liberal-capitalismo-sedutor-corruptor e sua patologia (histórica) a buscar guarida para propriações indébitas. E depois refugiar-se na escuridão moral - própria de quem pretende iludir para apropriar poder, desfrutar de País e, impor destino subalterno. No caso do Brasil, continuar condenado a pouco crescer pela falta de coragem funcional desse governo (afeito à subserviencia também histórica) em reafirmar soberania sobre riquezas e valores territoriais e, pela incompetência técnica e administrativa instalada onde mais importa o aparelhamento do Estado; e além de longe de emancipar - tudo a ocorrer sob marca de crime continuado. Para depois, em sentido perverso e educacional às avessas, ser aprendido difusamente como "norma" política usual, aceita.

Pois que o Sr. Lula, depois desse último escândalo ("dossiers"), seja reconduzido pelo povo ao seu lugar de cidadão comum. Chega, acabou. Revelou-se apequenado, incompetente para gerir destinos de País; retorne pois à sua origem. Retorne ao trabalho ou à aposentadoria especial a qual fizer jús.
E mais o ouça quem quiser.

Pois em termmos de governo acabou. Nada mais resta a dizer.


De outra parte

Em homenagem àqueles que lutaram por ideais democráticos e pelo tanto que já sofreram e foram perseguidos acrescento a foto histórica abaixo a lembrar velhos ideais socialistas de novo reafirmados em palavras e atos pelo deputado Fernando Gabeira.


A foto histórica publicada

Pois agora, em 20/09/2006 a Revista Veja (Edição Nº 1974 - Ano39 Nº 37) publicou, desta vez, uma foto histórica do triste passado brasileiro onde nela estão velhos camaradas e companheiros empenhados em lutas pela restauração das liberdades democráticas e pelo avanço do ideal socialista - no caso, incompatível com a desmotivadora corrupção moral do presente. Pois se desfaz o mito do poderoso "presidente-operário" como condutor (r)evolucionário em administração pública - melhor apropriada - para prover o interesse público difuso. Pois, lamentavelmente o país é governado por um antigo operário - hoje dedicado a mais corromper a própria administração pública e, mais cumular de benesses e favores o sistema financeiro - enquanto ilude e distribui esmola pífia ao pobre - sob miséria e escassês perpetuada.
Enfim, para escravizar o País ao ditame do capital - nacional e/ou estrangeiro.
Para tudo continuar na mesma.

(Para quem não conhece, essa fotografia traz o aspecto trágico dos anos de chumbo sob os quais estivemos mergulhados sob a ditadura militar. Mostra, pela contrapartida, a luta honrosa pela emancipação e a razão ideológica motivadora - pelas quais mortos e feridos tanto lutaram.
E certamente mostra rostos de quantos ainda hoje não se corrompem à frouxidão pela moral passivadora sob valores do velho capital. E para melhor representar essa disposição, na foto mostrada (acima) e, sentada na cadeira, está a Vera. Pois também seu depoimento foi transmitido pela TV Senado tempos atás. Aliás, depoimento contundente, emocionante e emocionado, sobre o fato dela estar alí sentada: é porque já não andava mais - tamanha foi a tortura - para resumir o restante).



Gabeira lembra firmeza e valores da antiga luta

E pelo quanto, junto com o Gabeira (círculo), outros rostos sinceros na foto, valorados pela tortura sofrida, em tempo nenhum também afrouxariam a própria convicção.
E para lembrar o valor histórico desse deputado basta resumir em pequeno exemplo o depoimento dos frades dominicanos também barbaramente torturados; eles, além da própria vivência momentênea - também sentida, repentina, refluida, sequela da vida, a relatarem emocionados o martirio do Frei Tito. E por fatos como jamais se imagina pela compreensão ex-humana alcançada. Pois na TV Senado deixaram depoimentos candentes, testemunhos do próprio processo.

Pois retornam para a história depois de sofrer esmagamento físico e moral, para verem-se, hoje, vencedores: pela crítica progressista - potência moral capaz - formulada no campo aberto da verdade. E tudo, sabidamente sob princípios de liberdade e justiça. E todos, hoje, nos sentimos representados pelo Dep. Fernando Gabeira. Continua a atuar e cumprir a práxis, sem revogar retidão ao agir e pensar.

Pois pela ação parlamentar produz exemplo renovador - pelo qual gerações de brasileiros ainda lhes serão gratas. Parabéns, Gabeira, por em nome de tantos brasileiros que agora o aplaudem, não admitir a corrupção e o parasitismo social abater e desfibrar - País, povo e administração pública.

Sem comentários: