Eis abaixo

O tempo perdido. A frivolidade do discurso. O retrato da "servidão voluntária" continuada.

Enquanto mensaleiros, sanguessugas se escondem e outros discutem quanto resta repartir do "butim"

Enquanto mensaleiros, sanguessugas se escondem e outros discutem quanto resta repartir do "butim"
Velho lutador sindicalista ainda teima, alternativo. Protesta. Abre o verbo. E acha que o Brasil tem jeito.

sexta-feira, agosto 24, 2007

Gorverno da República, Congresso, fofocas no STF... Eis o Brasil esboroado




Pois agora Retrato do Momento vai para o jornalista Jânio Freitas cujo retrato foi "pescado" na Internet em http://www.fazendomedia.com/.
Vale pelo artigo abaixo a dispensa comentários.


ALEM DA CORRUPÇÃO


JANIO DE FREITAS


A movimentação de milhões no circuito de um projeto político constituiu muito mais do que permutas múltiplas de corrupção.


LIDA COM serenidade durante 63 minutos pelo procurador-geral Antonio Fernando de Souza, a síntese das conclusões a que chegou a Procuradoria Geral da República, a partir das suas e das investigações da Polícia Federal no chamado mensalão e no caixa dois, começou por ser deprimente para acabar sendo assustadora.Durante a longa CPI, os fatos e as acusações explodiram de maneira esparsa, em partes diferentes do escândalo, envoltos em passionalismo político e quase sempre um tanto transfigurados pelo exibicionismo parlamentar ou pelo sensacionalismo jornalístico. Trançados agora pelo procurador-geral em sua ordem lógica, e na engenharia da estrutura em que se processaram, os fatos e as hipóteses já conhecidos revelaram uma configuração nova. Não mencionada, nem mesmo insinuada, por Antonio Fernando de Souza. Mas clara.Aquela movimentação de milhões privados e públicos no circuito de um projeto político constituiu muito mais do que permutas múltiplas de corrupção. Ali esteve a raiz de um sistema de influência e poder que, se desenvolvida como poderia muito bem ter ocorrido, estaria apta a gerar conseqüências que só as especulações exageradas podem produzir. Audácia, no pior sentido, é que não faltaria.É possível que o Supremo Tribunal Federal não acate agora, ou não confirme no decorrer dos exames de provas, as atribuições que a Procuradoria Geral faz a cada um dos incluídos no pedido de processo (é só esse pedido que o STF está examinando). As gradações dos respectivos papéis, no quadro de responsabilidades e de propósitos, têm diferenças grandes entre vários dos citados. Mas as ressalvas que o STF faça, supondo-se que as faça ou que fique só em ressalvas, não podem alterar o significado e o perigo da conjura que ficou abrandada sob os nomes de mensalão e caixa dois.As defesas preliminares, na sessão de ontem, foram o que são: defesas. Até a redação desta coluna, apenas uma ou outra com argumentos que não devem passar sem exame especial de ministros do STF. Não foi a hora, porém, de defesas propriamente ditas, e nesse aspecto qualquer avaliação é descabida. Avaliação de fundo, bem entendido. Porque de forma foi divertido rever em um caso, como se trazida só para fins arqueológicos, a caquética teatralidade que, pretendendo-se oratória, transita entre o patético e a comicidade pastelão. Muito bem paga, sim.Lula e o governo podem fingir-se alheios ao que se passa no Supremo. Até por não terem a fazer, afora isso, senão atitudes de grandeza ética, ou de sentido institucional, que não lhes são próprias nas situações adversas. Alheios de fato, não podem nem imaginar-se. O que foi descrito na síntese apresentada ao STF tem implicações passadas e reflexos presentes, todos diretos, sobre a natureza e as responsabilidades da Presidência, a par de sua conexão íntima com o comando do PT relacionado com a origem dos fatos e da denúncia da Procuradoria Geral da República.




quinta-feira, agosto 23, 2007

Grande, o Rossi. Brasil, o pequeno.



Hoje o Retrato do Momento vai para o jornalista Clóvis Rossi.
Vou até colar sua foto aqui, pescada na Internet,
tal como visto - homenageado em http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.fnpi.org/premio/2003/resultados/ganadores/homenaje/Rossi2.jpg&imgrefurl=http://www.fnpi.org/premio/2003/resultados/ganadores/homenaje/&h=271&w=425&sz=29&hl=pt-BR&start=1&tbnid=4ZG1W5h3Ew7csM:&tbnh=80&tbnw=126&prev=/images%3Fq%3Dclovis%2Brossi%26gbv%3D2%26svnum%3D10%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG

No mais, por hoje, além do artigo do Jânio Freitas também colado aí acima, basta para fechar o quadro o seu artigo. Está pintado o país. O governo. O tudo. Para o nada.

A raiz da corrupção. A raíz na incompetência. Na falta de imaginação. Ciência e poder. Pelo tudo. E,finalmente - para nada.
E pela existencia sem outro fim: curvar ao mando da ficção. O vil dinheiro,sem poder.E nem imaginação. So arrecadar. Só recolher -para o nada.
Ao menos houvesse imaginação no Poder!